Escolher onde e com o que você vai estagiar é uma das decisões mais difíceis e importantes da sua carreira. E eu, Danillo, estagiário e décimo funcionário da Robbin, estou aqui para te mostrar por que dar esse primeiro passo da sua jornada em uma startup pode ser a escolha certa para você. — espero que na Robbin.
Antes de tudo, precisamos entender, o que é uma startup? Para Paul Graham, um dos investidores mais bem-sucedidos do Vale do Silício, “Uma startup é uma empresa projetada para crescer rapidamente”. E por que essa definição é tão importante? Porque quando você está em um ambiente que cresce dessa forma, sua carreira cresce junto. Startups são lugares para colocar a mão na massa, errar, aprender e evoluir. Isso permite que você, estagiário, tenha contato com diferentes áreas e, especialmente na Robbin, consiga transitar para aquela em que deseja se desenvolver mais.
Mas nem todas as startups são criadas igualmente, e eu vou te mostrar o que uma startup deve ter para te proporcionar o estágio ideal:
1.Ambiente horizontal
Como estagiário, seu objetivo principal é aprender. E para acelerar esse crescimento, é essencial a proximidade com profissionais experientes. Na Robbin, isso faz parte do dia a dia, desde o início, nós, estagiários, temos acesso direto não só aos diretores, mas também aos fundadores da empresa. Essa exposição permite conhecer diferentes formas de liderar, organizar e resolver problemas — aprendizados estes, que no meu caso, foram e continuam sendo fundamentais para o meu progresso profissional.
2. Liberdade para resolver problemas
Em muitas empresas, a função do estagiário é passar o dia fazendo apenas “cornojob”. Claro que tarefas repetitivas fazem parte, mas, para o seu desenvolvimento, é necessária a liberdade para resolver problemas e otimizar processos. Na Robbin, incentivamos e valorizamos muito a proatividade. Aqui, qualquer pessoa, independente da senioridade, pode levantar questões e discutir soluções.
3. Cultura de feedback e valorização do trabalho
Procure um lugar que se importe com o seu crescimento tanto quanto com o crescimento da empresa, que te ofereça treinamento, feedback rápido e valorização pelo que você entrega. Isso fez toda a diferença na minha jornada. Apesar de já ter trabalhado em outros lugares antes da Robbin, nunca tive mentoria e acompanhamento profissional como aqui. Essa cultura que é difícil de encontrar e que ouso dizer ser única da Robbin, é o que faz você acordar motivado, sabendo que vai terminar o dia tendo aprendido mais do que sabia quando começou e que no médio prazo vai ser a diferença entre se tornar um profissional de alto crescimento ou ser apenas mais um na multidão.
Por fim, não é uma via de mão única, você também precisa ter perfil. É preciso proatividade, adaptabilidade, sentimento de dono e muita vontade de aprender. Se tudo isso faz sentido para você, a Robbin está de braços abertos. Fique de olho em nossas vagas, sempre temos espaço para pessoas boas e cheias de vontade!
Espero trabalhar com você em breve!